O mercado global de tablets registrou um crescimento de 20,4% em relação ao ano anterior no terceiro trimestre de 2024 (3T24), atingindo 39,6 milhões de unidades comercializadas, conforme dados preliminares da International Data Corporation (IDC). A Apple lidera a lista com 12,6 milhões de unidades vendidas, um crescimento anual discreto de 1,4%.
Pois é, a Samsung ficou em segundo lugar, com um total de 7,1 milhões de unidades enviadas e crescimento de 18,3% ano a ano, impulsionado principalmente pela linha de tablets de entrada Galaxy Tab A9 e por vendas comerciais. A Amazon garantiu a terceira posição com 4,6 milhões de unidades, um crescimento notável de 111,3% em relação ao ano anterior, graças às vendas do Prime Day no trimestre. A Huawei manteve o quarto lugar com 3,2 milhões de unidades vendidas e crescimento anual robusto de 44,1%, enquanto a Lenovo, na quinta posição, comercializou 3 milhões de unidades e alcançou um aumento de 14,7% em relação ao ano anterior, focado principalmente nos mercados da China Continental e Europa Ocidental.
Vale ressaltar que o mercado deve continuar a crescer nos próximos trimestres, impulsionado por promoções de fim de ano e eventos sazonais. Outro fator de destaque são as funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) que vêm sendo adicionadas aos tablets, uma tendência que deve atrair cada vez mais consumidores. Sobre o tema, Anuroopa Nataraj, analista sênior de pesquisa da IDC, afirma que as inovações de IA vêm despertando o interesse dos consumidores que buscam experiências avançadas. Segundo Nataraj, esse tipo de tecnologia abre novas oportunidades de colaboração com instituições de ensino, entretenimento, saúde e mais. Conforme a integração de IA se expande, é provável que muitos consumidores priorizem esses recursos em futuras aquisições. Confira mais informações aqui.