The King of Fighters ALLSTAR foi oficialmente desativado ontem. O game de RPG com lutas desenvolvido pela Netmarble, que estreou em 2018 no Japão e em 2019 no restante do mundo, encerra suas atividades após seis anos de operação. Com uma jogabilidade no estilo “briga de rua” e um vasto elenco de personagens da franquia The King of Fighters, o jogo conseguiu atrair uma base significativa de jogadores, mas agora, as atenções da SNK se voltam para o futuro título The King of Fighters AFK. Bora conferir o que levou essa decisão?
A decisão de encerrar The King of Fighters ALLSTAR foi anunciada originalmente em julho, mas apenas dentro do próprio jogo, o que fez com que muitos players só soubessem agora. Apesar de apresentar modos PvE e PvP, suporte a controles e crossovers com franquias como Tekken e Guilty Gear, o jogo acabou se perdendo no modelo “pay to win”. Muitos jogadores reclamaram que adversários mais fortes funcionavam como “esponjas de dano”, tornando os combates desbalanceados. Segundo a equipe da Netmarble, o grande número de personagens foi um dos desafios que contribuíram para a dificuldade em manter o jogo equilibrado, culminando na decisão de encerrá-lo definitivamente.
Com o fim de The King of Fighters ALLSTAR, as expectativas agora se voltam para o novo título, The King of Fighters AFK. Em contraste com a proposta ativa de ALLSTAR, AFK será um RPG idle, onde os players acompanham o progresso do jogo sem precisar de controle constante, inspirado no conceito “Away from Keyboard” (AFK). O título foi anunciado na Tokyo Game Show 2024 e deve ser lançado em 2025 para PC e celulares, oferecendo uma experiência mais passiva e acessível.