A PlayStation anunciou o fechamento do estúdio de jogos mobile Neon Koi, resultando na demissão de 38 funcionários, conforme confirmado por um porta-voz da Sony à Bloomberg. A empresa adquiriu o estúdio, anteriormente chamado de Savage Games Studios, em agosto de 2022, marcando uma fase de expansão que indicava um interesse crescente no mercado mobile. No entanto, desde então, pouco foi divulgado sobre projetos em andamento, e a empresa agora decidiu encerrar também as atividades do estúdio Firewalk, responsável pelo shooter Concord. Vamos conferir o desenrolar dessa história?
Pois é, de acordo com o chefe da PlayStation Studios, Herman Hulst, o foco da empresa ainda está em expandir para além dos dispositivos tradicionais da PlayStation e desenvolver experiências online, em conjunto com os jogos single-player. Contudo, segundo Hulst, é necessário ser estratégico ao explorar novas plataformas e, ao mesmo tempo, saber quando reconhecer que um projeto não alcança as expectativas dos players. Além disso, Hulst destacou que, embora o mercado mobile continue sendo uma área de crescimento importante, a PlayStation Studios ainda está em uma fase inicial nesse segmento e priorizará títulos que correspondam à qualidade e alcance global esperados pela marca.
Com essa nova abordagem, a produção do jogo de ação mobile do Neon Koi será interrompida. Hulst expressou sua gratidão aos funcionários do estúdio por sua dedicação e destacou que a Sony tentará realocar os membros das equipes do Neon Koi e Firewalk em outras divisões dentro da PlayStation Studios, sempre que possível. Segundo ele, fomentar a experimentação criativa e desenvolver novas IPs ainda são metas da empresa, mas isso precisa ocorrer dentro de uma estrutura financeira sustentável, especialmente em tempos econômicos desafiadores.