Você está pensando em comprar um novo smartphone e quer saber se o Motorola edge 30 é bom? A Linha Moto Edge 30 é uma das mais recentes apostas da Motorola para o mercado de smartphones de alto desempenho. Neste artigo, vamos falar sobre cada um dos modelos que compõem essa linha: o Moto Edge 30 Neo, o Moto Edge 30 Fusion, o Moto Edge 30 Ultra e o Moto Edge 30 Pro. Vamos analisar as principais características, vantagens e desvantagens de cada um deles, e ver qual é o melhor para as suas necessidades.
Moto Edge 30 Neo
Iniciamos nossa seleção com o Moto Edge 30 Neo, o modelo mais básico da linha, mas não se engane: ele ainda oferece um ótimo desempenho, graças ao processador octa-core Snapdragon 695, que garante uma navegação fluida e rápida e é superior a processadores encontrados em celulares concorrentes da Infinix e Samsung, e os 8GB de memória RAM. A sua tela OLED de 6,3 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz proporciona uma ótima qualidade de imagem e uma experiência imersiva, principalmente em jogos compatíveis com este recurso. O ponto fraco desse modelo é a bateria de 4020 mAh, que promete uma autonomia considerada de uso, mas não o suficiente para quem quer usar o celular durante um dia inteiro. Para quem gosta de tirar fotos, o aparelho dispõe de uma câmera traseira que traz apenas dois sensores: um principal de 64 MP, um ultra-wide de 13 MP, que é boa, mas deixa a desejar pela má qualidade em ambientes escuros ou noite. A câmera frontal também é interessante e conta com 32 MP, o suficiente para tirar boas selfies.
- Tela 6,3″ 120hz OLED
- 8GB RAM
- Processador octa-core Snapdragon 695
- Câmera dupla 64MP +13MP
- Câmera selfie 32MP
- Bateria 4020 mAh
Moto Edge 30 Fusion
Já o Moto Edge 30 Fusion é o modelo intermediário da linha, e traz algumas melhorias em relação ao Neo, mas alguns componentes são os mesmos. No entanto, o aparelho se destaca pelo processador octa-core Snapdragon 888+ que é consideravelmente melhor que o seu antecessor e permite rodar jogos com melhor fluidez, incluindo os mais pesados do mercado. O aparelho também traz 8GB de memória RAM, o que significa que o Fusion pode rodar mais aplicativos ao mesmo tempo sem travar ou perder velocidade. A sua tela é um pouco maior que a do Neo (6,6″), e ainda traz a vantagem de ser 144hz. O dispositivo conta com suporte ao 5G, o que permite uma conexão mais rápida e estável. A câmera traseira do Fusion pode desagradar os amantes de fotografia, mesmo que não sejam tão ruins: são três sensores, sendo um principal de 50 MP, um ultra-wide de 13 MP, um macro de 2 MP. A câmera frontal é a mesma do Neo com 32 MP. O aparelho também dispõe de uma bateria boa de 4400 mAh com autonomia significativa.
- Tela 6,6″ 144hz OLED
- 8GB RAM
- Processador octa-core Snapdragon 888+
- Câmera tripla 50MP +13MP +2MP
- Câmera selfie 32MP
- Bateria 4400 mAh
Moto Edge 30 Ultra
O Moto Edge 30 Ultra é o modelo mais avançado da linha, e traz algumas características que o diferenciam dos demais. O processador é o Qualcomm Snapdragon 8 Plus gen 1, que oferece um desempenho ainda melhor do que o MediaTek Dimensity 720. A memória RAM também é maior: são 12 GB, o que garante uma performance excelente para qualquer tipo de tarefa. A tela é a mesma do Neo e do Fusion, mas o Ultra tem um recurso exclusivo: o Ready For, que permite conectar o smartphone a uma tela externa e usar como um computador ou uma central multimídia. A câmera traseira do Ultra também é impressionante: são três sensores, sendo um principal de 200 MP, um ultra-wide de 50 MP, um telefoto de 12 MP com zoom óptico de 2x, um macro de 2 MP e um sensor ToF (Time of Flight) para medir a distância dos objetos. A câmera frontal também é a mesma do Fusion, com 60 MP.
- Tela 6,7″ 144hz PLED
- 12GB RAM
- Processador octa-core Snapdragon Plus 8 gen 1
- Câmera tripla 200MP +50MP +12MP
- Câmera selfie 60MP
- Bateria 4610 mAh
Moto Edge 30 Pro
O Moto Edge 30 Pro é o modelo mais exclusivo da linha, e só está disponível em alguns países. Ele tem as mesmas características do Ultra, mas com algumas diferenças. O processador Qualcomm Snapdragon 8 gen 1 e a GPU Adreno 730, são os mesmos do Edge Ultra. A memória RAM também é a mesma: são 12 GB, o que faz do Pro disponível no Brasil uma opção mais cara, apesar de oferecer as mesmas qualidades que seu antecessor. A tela é a mesma do Ultra, 6,7″ com uma taxa de atualização de 144 Hz, contra 120 Hz dos demais modelos. Isso significa que a tela tem uma fluidez incrível e uma resposta mais rápida aos toques. No entanto, a grande diferença do Pro para Ultra ficou para os sensores de câmera, que neste modelo acopla uma lente tripla de 50MP + 50 MP + 2MP com tecnologia OIS, totalizando 102MP. A câmera frontal é impressionante também com seus 60MP. Portanto, ele basicamente traz as mesmas características do Ultra, mas com câmera inferior.
- Tela 6,7″ 144hz PLED
- 12GB RAM
- Processador octa-core Snapdragon 8 gen 1
- Câmera tripla 50MP +50MP +2MP
- Câmera selfie 60MP
- Bateria 4800 mAh
Motorola Moto Edge 30 é bom? Vale a pena comprar?
Motorola Moto Edge 30 é bom? Como você pode ver, a Linha Moto Edge 30 é composta por smartphones incríveis, que atendem a diferentes perfis de usuários. Se você quer um aparelho básico, mas com bom desempenho e bateria duradoura, o Moto Edge 30 Neo pode ser uma boa opção. Se você quer um aparelho intermediário, com suporte ao 5G e câmera melhorada, o Moto Edge 30 Fusion pode ser o ideal para você. Se você quer um aparelho avançado, com recursos exclusivos e câmera excepcional, o Moto Edge 30 Ultra pode ser o que você procura. E se você quer um aparelho exclusivo, com o máximo de potência e velocidade, o Moto Edge 30 Pro pode ser o seu sonho de consumo.