Como o segmento dos celulares está sempre em evolução e novos modelos são lançados com uma frequência assustadora, às vezes pode ser mais vantajoso investir em “celulares antigos”, que já chegaram a ser considerados como máquinas de “topo de linha” no passado. Isso mesmo! Como essas opções acabaram sendo “substituídas” por produtos mais novos, elas apresentam preços mais baixos e não deixam a desejar, no que diz respeito a certas especificações e níveis de performance. Aliás, foi para ilustrar isso que eu resolvi montar este post. Como irá notar, separei aqui alguns celulares “antigos” que já estão mais baratos e ainda apresentam fichas técnicas bem atrativas… vamos conferir?
Celulares “antigos” topo de linha que ainda valem a pena comprar em 2023
1. iPhone 13 (setembro, 2021)
Dando início a esta lista com celulares “antigos” topo de linha que ainda valem a pena, temos o iPhone 13. De modo geral, esse produto sintetiza perfeitamente a ideia desta seleção, já que a Apple está sempre lançando modelos mais atualizados do seu famoso smartphone e atualizando os preços. Enfim, o fato é que esse celular tem uma aparência requintada e seus maiores destaques, em termos de especificações, são: um processador Six Core (2.3GHz), 4GB de memória RAM, até 512GB de espaço de armazenamento e uma Apple GPU (4-core), que alcança resultados interessantes com aplicações gráficas e jogos. E mais, esse celular ainda conta com uma câmera de 12MP, que é capaz de tirar fotos na resolução 4000×3000 e de gravar vídeos em 4K. Vale a pena conferir!
2. iPhone 13 Pro (setembro, 2021)
Ainda focando nos produtos da Apple, temos o iPhone 13 Pro, que é a versão “mais parruda” do celular apresentado acima. É bom destacar que essa máquina ainda exige um investimento considerável, mas suas qualidades são notáveis. Isto é, além de contar com um acabamento requintado, o celular apresenta um processador Six Core (2.3GHz), 6GB de memória RAM, até 1TB de espaço de armazenamento e uma Apple GPU (5-core), que é ainda melhor do que a placa de vídeo da versão normal do produto. No que diz respeito à câmera, as especificações são as mesmas do celular citado acima: 12MP (fotos na resolução 4000×3000 e vídeos em 4K). Resumindo, esse é um celular que, apesar de ser “antigo”, ainda merece um olhar mais atento (especialmente se você encontrar um bom desconto).
3. Samsung Galaxy S22 (fevereiro, 2022)
Agora, se você procura por celulares “antigos” topo de linha que ainda valem a pena e focam no sistema operacional Android, a Samsung é uma marca que merece ser observada com atenção. Afinal, a empresa costuma renovar o seu portfólio de produtos com uma boa frequência e isso sempre acaba alterando os preços. Nesse caso, um bom exemplo é o Samsung Galaxy S22, que apresenta um design moderno e uma ótima ficha técnica. Para você ter uma ideia, esse produto vem equipado com um processador Octa Core (2.2GHz), 8GB de memória RAM, 256GB de espaço de armazenamento e uma GPU Adreno 730 (ótima para jogos). Arrematando o “conjunto”, temos uma câmera de 50MP, que é capaz de produzir fotos na resolução 8165×6124 e vídeos em 8K. Sem dúvidas, essa é uma opção que ainda está “em alta”.
4. Samsung Galaxy S22 Ultra (fevereiro, 2022)
Sendo a versão aprimorada do produto apresentado logo acima, o Samsung Galaxy S22 Ultra acaba dispensando comentários. Sua construção tem todo o requinte esperado de uma máquina topo de linha e seu design minimalista é um “espetáculo à parte”. Além disso, no que diz respeito às qualidades técnicas, o celular “dá um show” e apresenta como destaques um processador Octa Core (2.2GHz), 12GB de memória RAM, até 512GB de espaço de armazenamento e uma GPU Adreno 730 (a mesma do modelo normal). E como se isso não fosse o suficiente, temos uma câmera de 108MP, cujo “poder de fogo” gera fotos na resolução 12000×9000 e vídeos em 8K. De certo modo, essa máquina, que já é considerada “antiga” (para os padrões do segmento), ainda supera muitos modelos novos.
5. Samsung Galaxy A53 (março, 2022)
Mantendo o foco na Samsung, temos o Samsung Galaxy A53, que não chega a ter todo o impacto do S22, mas tem um conjunto de atrativos que ainda merece atenção. Além do mais, essa máquina tem uma aparência muito elegante e qualidades técnicas notáveis. Em suma, a ficha técnica do produto apresenta como destaques: um processador Octa Core (2.1GHz), 8GB de memória RAM, 128GB de espaço de armazenamento e uma GPU Mali-G68 (de nível intermediário). E no que diz respeito à câmera, temos um adicional de 64MP, que pode produzir fotos na resolução 9238×6928 e vídeos em 4K. Como eu destaquei, essa opção não é tão poderosa quanto o S22, mas oferece muito, por um preço mais acessível. Não deixe de analisá-la com atenção.
6. Samsung Galaxy Z Fold 4 (agosto, 2022)
Passando para a segunda metade desta seleção com celulares “antigos” topo de linha que ainda valem a pena, nos deparamos com o belíssimo Samsung Galaxy Z Fold 4, cuja construção diferenciada chama muita atenção em um primeiro momento. Vale ressaltar que apesar de já ter sido lançado há mais de um ano, esse produto continua sendo um dos mais avançados do mercado. E no que diz respeito às especificações, a lista é impressionante, com direito a um processador Octa Core (2.3GHz), 12GB de memória RAM, até 512GB de espaço de armazenamento e uma GPU Adreno 730 (a mesma do Samsung Galaxy S22). Complementando o “pacote”, temos uma câmera de 50MP (fotos na resolução 8165×6124 e vídeos em 4K). Em outras palavras, esse é um produto que ainda tem um apelo enorme.
7. Samsung Galaxy Z Flip 4 (agosto, 2022)
Outro produto de formato diferenciado que merece uma posição de destaque nesta lista é o Samsung Galaxy Z Flip 4. Essa máquina também pertence ao segmento dos smartphones dobráveis e seu design singular consegue atrair os olhares de qualquer um. Melhor ainda, o produto vai além das aparências e conta com belas especificações, com destaque para um processador Octa Core (2.3GHz), 8GB de memória RAM, até 512GB de espaço de armazenamento e uma GPU Adreno 730 (a mesma do Samsung Galaxy S22). Quanto à câmera, o celular vem equipado com uma lente de 12MP, que produz fotos na resolução 4000×3000 e vídeos em 4K. De modo geral, podemos dizer que essa é uma alternativa muito indicada para aqueles que priorizam o estilo e gostam de ser diferentes.
8. Xiaomi Note 12 Pro (outubro, 2022)
Baixando um pouco o nível desta seleção com celulares “antigos” topo de linha que ainda valem a pena, temos o Xiaomi Note 12 Pro, que já está no mercado há um bom tempo e continua muito atrativo, graças ao seu preço competitivo e à sua ótima lista de especificações. Pois é! Apesar de ser um produto acessível, o celular conta com destaques técnicos notáveis, como um processador Octa Core (2.2GHz), 8GB de memória RAM, 256GB de espaço de armazenamento e uma GPU Mali-G68 MC4 (a mesma do Samsung Galaxy A53). Como bônus, temos uma câmera de 50MP, que acompanha o nível de qualidade do conjunto e pode produzir fotos na resolução 8165×6124 e vídeos em 4K. Em síntese, esse celular ostenta uma relação custo/benefício que não pode ser ignorada.
9. Motorola Edge 30 Neo (setembro, 2022)
Falemos agora do excelente Motorola Edge 30 Neo, que faz parte de uma das linhas mais badaladas da sua marca e apresenta características excelentes para os mais diversos tipos de usuários. Esse celular tem uma aparência elegante e sua ficha técnica também merece elogios, por apresentar como destaques um processador Octa Core (1.8GHz), 8GB de memória RAM, 256GB de espaço de armazenamento e uma GPU Adreno 619 (de nível intermediário). O produto ainda conta com uma câmera de 64MP, que pode tirar fotos na resolução 9238×6928 e gravar vídeos em Full HD. De certo modo, podemos dizer que essa é uma alternativa mais acessível e um pouco desatualizada, mas com atrativos que ainda fazem sua compra valer muito a pena (e se você encontrar um bom desconto, melhor ainda).
10. Xiaomi Poco F4 (2022)
Colocando um ponto final nesta seleção, temos o ótimo Xiaomi Poco F4, cuja relação custo/benefício continua sendo extremamente atrativa. O celular tem um acabamento requintado e seu design minimalista merece muitos elogios. Agora, no que tange às especificações, os destaques vão para um processador Octa Core (2.2GHz), 8GB de memória RAM, 256GB de espaço de armazenamento e uma GPU Adreno 650 (de alto nível). E para deixar as coisas mais interessantes, temos uma câmera de 64MP, que pode produzir fotos na resolução 9238×6928 e vídeos em 4K. Certamente, essa é uma máquina que ilustra a ideia básica desta lista com celulares “antigos” topo de linha que ainda valem a pena de forma perfeita. Portanto, sugiro que você não deixe de adicioná-lo à sua lista de “produtos a considerar”.