Lançado há quase 10 anos atrás, Plague Inc, voltou aos holofotes com o surgimento do novo Coronavírus, que já matou 81 pessoas na China e infectou 2.886 pessoas em cidades da China e outros países. À procura pelo game, onde o jogador cria e evolui um patógeno para destruir o mundo, foi tanta que o site do jogo chegou a ficar fora do ar por conta do grande número de acessos.
A desenvolvedora do jogo, Ndemic Creations, emitiu um comunicado lembrando aos jogadores que o seu game não é um modelo científico para como se lidar com o coronavírus, embora seja realista.
“Plague Inc. foi lançado há oito anos e sempre que há um surto de doença, vemos um aumento de jogadores, à medida que as pessoas buscam descobrir mais sobre como as doenças se espalham e entender as complexidades dos surtos virais. Nós projetamos o jogo especificamente para ser realista e informativo, sem sensacionalizar problemas sérios do mundo real. Isso foi reconhecido pelo CDC e outras organizações médicas líderes em todo o mundo. No entanto, lembre-se de que o Plague Inc. é um jogo, não um modelo científico, e que o atual surto de coronavírus é uma situação muito real que está impactando um grande número de pessoas. Nós sempre recomendamos que os jogadores obtenham suas informações diretamente das autoridades de saúde locais e globais”, diz o comunicado.
Plague Inc está disponível gratuitamente para Android e iOS.