O popular Battle Royale Apex Legends não está mais disponível para o Steam Deck, de acordo com anúncio recente da EA. A decisão foi tomada na tentativa de reduzir práticas de trapaça, cada vez mais comuns em dispositivos com sistemas operacionais baseados em Linux. Em uma postagem oficial, a empresa explicou que o Linux, incluindo o sistema operacional personalizado do Steam Deck, facilita certos tipos de exploits e cheats, motivando a retirada do suporte. Bora entender melhor essa história?
Pois é, a EA informou que, apesar do Apex Legends já contar com o software Easy Anti-Cheat (EAC), uma solução compatível com Linux há anos, o sistema de segurança não era suficiente para mitigar as trapaças. A situação é similar ao que ocorre com títulos como Fortnite, que também não roda no Steam Deck pelo mesmo motivo. Agora, os devs terão que revelar o uso de softwares de anti-cheat em modo kernel para jogos na plataforma da Valve, uma medida que busca reforçar a transparência e a segurança para os players.
Vale ressaltar que para fãs de Apex Legends que desejam jogar no Steam Deck, ainda há uma alternativa: o jogo roda no console se o Windows estiver instalado. No entanto, a Valve ainda não lançou um instalador de dual boot oficial, o que obriga os usuários a recorrerem a métodos de terceiros, um processo mais complexo. Para mais informações, acesse a página do jogo na Steam.