No início de 2024, a Samsung planeja adotar uma mudança inovadora em relação aos materiais de construção de seu carro-chefe de primeira linha, o Galaxy S24 Ultra. Segundo um teaser compartilhado por um leaker, a empresa pretende substituir os materiais tradicionais, como alumínio e aço inoxidável, e utilizar o titânio no design deste smartphone. O teaser, postado no Twitter por Ice Universe, traz o número “22”, dando indícios sobre a incorporação do titânio no próximo Galaxy S24 Ultra. Os entusiastas da tecnologia prontamente cruzaram a informação com a tabela periódica, concluindo que o “22” corresponde ao elemento titânio.
Acredita-se que o Galaxy S24 Ultra virá repleto de melhorias e recursos premium em comparação aos modelos menos caros da linha Galaxy S24. Um diferencial significativo será a exclusiva utilização do titânio em sua estrutura. Essa tendência de adotar o titânio está ganhando destaque na indústria de smartphones, inclusive com rumores de que a Apple incorporará o titânio Grau 5 em seus próximos modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. O titânio possui diversas qualidades que o tornam uma escolha atrativa para dispositivos flagship premium. Sua excepcional relação resistência-peso confere uma alta durabilidade, tornando-o altamente resistente a impactos e arranhões. Além disso, a resistência à corrosão do titânio garante que o smartphone possa suportar o uso diário e a exposição a elementos ambientais. Entretanto, apesar dessas propriedades desejáveis, o motivo pelo qual outros fabricantes não adotaram o titânio mais cedo é o seu custo relativamente alto. O preço premium do titânio em relação a materiais como o alumínio limitou sua utilização generalizada em smartphones. Por isso, é provável que o Galaxy S24 Ultra seja o único modelo da Samsung a utilizar esse material de chassi premium.
Enquanto os consumidores aguardam com expectativa a possibilidade de os modelos Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus também adotarem o titânio, é necessário considerar um possível obstáculo: o aumento do preço. Caso a Samsung deseje trazer o titânio para seus outros modelos, pode ser necessário aumentar seus preços, o que poderia afetar suas vendas. Diante dos desafios enfrentados pela gigante sul-coreana com o declínio nas remessas de smartphones, a empresa deve estrategicamente planejar suas ofertas para despertar o interesse dos consumidores. Contudo, ainda não está claro se a mudança para o titânio afetará significativamente o preço do Galaxy S24 Ultra. É provável que a Samsung esteja conduzindo extensos testes com protótipos para garantir que o material atenda a seus altos padrões. Caso os resultados não sejam satisfatórios, a empresa pode optar por utilizar um chassi de alumínio em seu lugar.