A Apple revelou quais iPhones não serão compatíveis com o iOS 17, o novo sistema operacional que será lançado em 2023 e promete estar disponível para usuários que tem celulares com iOS 15 a partir do XS ao 14 Pro Max. Infelizmente, alguns aparelhos não poderão usufruir dos benefícios e das funcionalidades que o iOS 17 trará, como o Modo StandBy, que economiza bateria, a funcionalidade NameDrop, que facilita o compartilhamento de contatos, e o aplicativo Journal, que organiza as anotações. São eles: iPhone 8, o iPhone 8 Plus, o iPhone X e o iPhone SE. Já os smartphones abaixo estão aptos a receber o novo sistema operacional da Apple:
- iPhone XS;
- iPhone XS Max;
- iPhone XR;
- iPhone SE 2020;
- iPhone SE 2022;
- iPhone 11;
- iPhone 11 Pro;
- iPhone 11 Pro Max;
- iPhone 12;
- iPhone 12 Mini;
- iPhone 12 Pro;
- iPhone 12 Pro Max;
- iPhone 13;
- iPhone 13 Mini;
- iPhone 13 Pro;
- iPhone 13 Pro Max;
- iPhone 14;
- iPhone 14 Plus;
- iPhone 14 Pro;
- iPhone 14 Pro Max.
O iOS 17 foi apresentado na WWDC 2023, em junho, e estará disponível apenas para os iPhones lançados a partir de 2018, a partir do iPhone XS. Quem tem os modelos mais antigos terá que se conformar com o iOS 16 como a última atualização oficial. Quem quiser testar o iOS 17 antes do lançamento oficial poderá se inscrever no programa de testes da Apple e baixar a versão beta do sistema. A previsão é que o iOS 17 seja distribuído para todos os usuários junto com o iPhone 15, que deve ser lançado em setembro deste ano.
Vale ressaltar que o fim das atualizações é algo normal em todas as plataformas, inclusive no Android, uma vez que aparelhos antigos ficam naturalmente defasados e não conseguem rodar os sistemas mais novos, bem como diversos aplicativos presente neles. Desta forma, a Apple, assim como outras empresas, deixa de oferecer suporte a esses modelos para focar nos dispositivos mais novos, apesar da reclamação de seu ciclo de atualização ser curto. Na verdade é de cindo anos, enquanto o Google costuma dar um período de suporte de três anos para smartphones Android. Apesar dos esforços das empresas para garantir um suporte mais amplo, alguns modelos precisam ser deixados de lado nas atualizações, principalmente por questões de segurança.