Lançado em setembro de 2021 na China, Girls’ Frontline: Neural Cloud (também conhecido como Project Neural Cloud), prequela de Girls’ Frontline, foi lançado globalmente nesta segunda-feira (21) gratuitamente para dispositivos Android e iOS – o título também chegará à Coreia do Sul e Japão na quarta-feira (23). Com uma premissa um tanto quanto diferente, o game traz uma mescla de diferentes gêneros e mecânicas para entregar uma experiência de jogo singular baseada em uma jogabilidade estratégica, roguelike e auto chess.
Em 2058, o instituto de pesquisa 42Lab encomendou o Projeto Neural Cloud. Este projeto visa criar um sistema onde a consciência digital de uma Boneca possa ser armazenada em nuvem, de forma que os dados possam ser preservados em caso de danos graves. Utilizando o Magrasea, o servidor em nuvem incrivelmente poderoso da 42Lab, juntamente com o apoio de várias empresas e dados de centenas de Bonecas, o projeto foi declarado um sucesso no final de 2060.
No entanto, nem tudo correu bem como se esperava. Durante o curso do Projeto Nuvem Neural, um evento conhecido como “Incidente Wipe-off” aconteceu, espalhando a nuvem neural de Bonecas participantes por toda Magrasea. Além disso, a conexão de Magrasea com o mundo físico foi cortada, prendendo as Bonecas dentro do servidor em nuvem. Em desespero, um professor do 42Lab usou uma tecnologia experimental de upload cerebral para transferir sua consciência para Magrasea, mas nunca mais se ouviu falar deles.
Nesse contexto, o jogador assume de um comandante experiente que trabalha para a Griffin & Kryuger Private Military Company. Um dia, Persicaria, uma ex-membro do 42Lab e benfeitora da G&K, pede a você que investigue a verdade por trás do Projeto Neural Cloud. Usando as credenciais do Professor e a interface de upload de mente, você entra em Magrasea para encontrar as Bonecas exiladas do Projeto, descobrir o destino do verdadeiro Professor e, talvez, encontrar uma maneira de retornar ao mundo real.
Antes de iniciar a partida, os jogadores selecionam os personagens que querem levar para batalha das mais variadas funções e posições, sendo apresentados para o campo de batalha. Antes de iniciar a batalha, os jogadores podem posicionar estrategicamente seus personagens em vários ladrilhos que concedem vantagens na partida, mas é importante ter em mente a capacidade de cada personagem.
Depois que o jogador posiciona todos os personagens no campo de batalha, a partida começa, e a partir daí, a partida acontece no formato de auto chess, isto é, com os jogadores tendo quase controle nenhum sobre “suas peças”, tudo acontece de forma automática. Após as batalhas, o jogador recebe moedas que podem ser utilizadas para aprimorar seus personagens.