Nesta semana, o game MU Origin 3 chamou a atenção na web por conta de algumas acusações sérias. De modo geral, alguns membros da mídia especializada resolveram questionar o fato de o jogo ter conseguido alcançar uma média de cinco estrelas, no que diz respeito ao sistema de reviews da Google Play Store. No momento em que este post foi publicado, a nota do game já tinha caído para 4,8, mas ainda assim a situação continua bem intrigante… vamos tentar entender melhor essa história?
Há alguns dias, quando o caso veio à tona, MU Origin 3 estava com uma média perfeita na Google Play Store, ou seja, 5 estrelas. Quem costuma fazer uso da loja sabe muito bem que é raro achar algum app ou jogo com uma avaliação tão boa. Além disso, o game foi baixado mais de 500 mil vezes e a pergunta feita pelos “investigadores” foi bem pertinente: será que todo mundo realmente curtiu o jogo e o considerou merecedor das cinco estrelas? Logicamente, não são todos os players que deixam as avaliações, mas a situação é realmente suspeita.
Não à toa, hoje, 14 de julho, quando verifiquei a página oficial do game, na Google Play Store, a média já tinha caído para 4,8. Esse é um valor bem alto, mas um pouco mais realista, pois é realmente difícil um jogo ser uma unanimidade. Cabe ressaltar que as normas da loja da Google deixam claro que a manipulação de reviews é uma prática que pode gerar algumas sanções punitivas. Enfim, MU Origin 3 segue disponível na loja e não tivemos nenhum pronunciamento oficial acerca do caso. Ainda assim, um game com cinco estrelas é algo raro e levanta suspeitas. Será que realmente houve algum tipo de manipulação?