O Google Chat acaba de dar mais um passo importante em direção à integração de inteligência artificial com a incorporação do Gemini, o sistema de IA do Google que já está presente em outros serviços como Gmail, Google Drive e na suíte de produtividade (Docs, Sheets e Slides). A partir de agora, usuários poderão usar comandos específicos para obter resumos de conversas, gerar listas de ações e até mesmo fazer perguntas contextuais dentro do Google Chat, tudo com o auxílio do Gemini. Além disso, o app também traz novas opções de densidade visual para chats na web, permitindo maior personalização no uso diário.
Pois é, a integração com o Gemini oferece recursos que podem transformar a forma como se usa o Google Chat no ambiente corporativo. Agora, por exemplo, será possível pedir que o Gemini resuma uma conversa inteira ou destaque pontos importantes, criando um resumo que pode ser detalhado conforme necessário. Além disso, ele consegue gerar listas de tarefas a partir do contexto, facilitando o acompanhamento de projetos e ações, e responder a perguntas específicas com base nas mensagens trocadas, como “O que fulano disse sobre o prazo do projeto?”. Esses recursos, contudo, estão inicialmente disponíveis apenas para os usuários dos planos Gemini Business and Enterprise e Gemini Business and Enterprise Premium, com liberação gradual iniciada em 1º de novembro para quem optou pelo “Lançamento rápido”, e prevista para o 18 de novembro no “Lançamento agendado”.
Além da IA, o Google Chat ganha novas opções de densidade para uma melhor experiência visual, especialmente no uso via web. Os usuários podem escolher entre os modos “confortável” e “compacto”, sendo que o primeiro, padrão, traz um design alinhado com o Material Design 3 e uma clara diferenciação entre mensagens. No modo compacto, há um maior volume de informações na tela, ideal para quem precisa acompanhar várias conversas rapidamente. A novidade chega ao lado de atualizações no Gmail, e estará disponível em Configurações > Densidade a partir do cronograma de 30 de outubro para o “Lançamento rápido” e de 2 de dezembro no “Lançamento programado”, com previsão de disponibilidade para contas pessoais nas próximas semanas. Para mais informações, acesse o link.