A Apple divulgou seu relatório de lucros do último trimestre e confirmou uma forte demanda pelo novo iPhone 16, superando ligeiramente as expectativas de Wall Street. A receita total da empresa atingiu $94,9 bilhões, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior, e o lucro por ação foi de $1,64. A expectativa era de $94,4 bilhões em receita e $1,60 de lucro por ação. No entanto, as vendas na China, um dos mercados-chave da empresa, tiveram uma leve queda em comparação ao ano passado. Bora entender melhor essa história?
Pois é, a receita com vendas do iPhone foi um dos grandes destaques, chegando a $46,2 bilhões, um aumento em relação aos $43,8 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. A divisão de serviços também mostrou crescimento, com receitas subindo de $22,31 bilhões para $24,97 bilhões ano a ano. Já o lucro foi impactado por uma cobrança única de $10,2 bilhões em impostos após a reversão de uma decisão do Tribunal Geral Europeu que exigia que a Apple pagasse tributos atrasados à Irlanda. Enquanto isso, o lançamento do iPhone 16 trouxe esperança de um aumento de participação de mercado, especialmente em regiões como a China, onde a Apple enfrentou desafios fortes de concorrentes locais como Huawei e Xiaomi.
Outro ponto de interesse foi o lançamento do Apple Intelligence, uma ferramenta de IA que promete ser um diferencial no ecossistema da empresa. Segundo Tim Cook, CEO da Apple, essa é uma adição voltada para privacidade e que já despertou o interesse dos consumidores, com o novo iOS 18.1 sendo baixado duas vezes mais rápido que a versão anterior. Apesar disso, o Apple Intelligence enfrenta desafios iniciais, com relatos de falhas em alertas de notícias e resumos imprecisos, mas a empresa planeja lançar atualizações em breve.