Novas estimativas de vendas revelam que a Apple enfrentou sua maior queda trimestral já registrada, após celebrar o segundo melhor trimestre de lançamento de iPhones que já teve na China. Segundo dados da Counterpoint Research, as vendas de iPhones da Apple no primeiro trimestre de 2024 na China caíram 19,1% em relação ao ano anterior. Agora, a Canalys, empresa de análise de mercado, aponta uma queda ainda mais significativa, com um declínio de 25%.
A queda da Apple foi a pior entre os cinco principais fornecedores, vendendo 10 milhões de iPhones e caindo de uma participação de mercado de 20% para 15%. Em contraste, a principal revendedora, Huawei, enviou 11,7 milhões de smartphones, aumentando sua participação de mercado de 10% para 17% no primeiro trimestre de 2023.
A Canalys destaca que o declínio da Apple ocorreu mesmo com a recuperação do mercado chinês após anos de contínuo declínio. No entanto, as informações apontam que o iPhone 15 alcançou um pico mais alto do que o iPhone 14 no ano anterior, conforme indicado em seu gráfico de vendas do terceiro trimestre de 2021 até o primeiro trimestre de 2024.
“O smartphone Gen AI-capable apresenta importantes oportunidades para os fabricantes chineses se diferenciarem no segmento de alta gama em 2024 para desafiar ainda mais a Apple”, disse Lucas Zhong, Analista de Pesquisa da Canalys. “A Canalys prevê que os smartphones Gen AI-capable representarão 12% das remessas em 2024 na China continental, superando a média global de 9%.”
Em fevereiro de 2024, a Apple relatou que as vendas na China caíram 13% em relação ao ano anterior, mas ainda assim totalizaram pouco mais de US$ 20 bilhões em vendas de iPhones no país. A Apple enfrenta agora o desafio de reverter essa tendência em um mercado competitivo e em rápida evolução, enquanto os fabricantes chineses se preparam para capitalizar a ascensão dos smartphones com inteligência artificial.